Indicadores de desgaste do emissor

O desgaste do emissor pode ser descrito pela largura, a profundidade e a aparência do ponto de erosão do eletrodo.

O desgaste do emissor pode indicar o momento de trocar o eletrodo. O número de partidas e o tempo de arco ativo podem afetar o desgaste do emissor.

O desgaste do emissor pode causar a degradação da qualidade de corte. Seus requisitos de qualidade de corte indicarão quando trocar o eletrodo.

Nota:

Se um eletrodo precisar ser substituído por estar com o emissor desgastado, sempre substitua o bico junto. Use a ferramenta de torque do eletrodo (429013) para apertar o eletrodo do modo correto.

As seguintes diretrizes relativas a como avaliar o desgaste do emissor se aplicam a eletrodos com emissor de háfnio:
  • A face de um eletrodo novo tem aspecto brilhoso e liso.
    Novo eletrodo com descrições de várias peças do eletrodo.
    1 Ponto de erosão do eletrodo
    2 Emissor de háfnio
    3 Face do eletrodo
  • Se o diâmetro do ponto de erosão do eletrodo se estender para além do háfnio, como mostrado, troque o eletrodo e o bico.Eletrodo usado com ponto de erosão normal que se estende além do háfnio.
  • Caso veja um ponto de erosão assimétrico, com bordas ásperas, e a face do eletrodo estiver áspera, troque o eletrodo e o bico. Sempre substitua o bico junto com o eletrodo.Eletrodo usado com ponto de erosão não simétrico.
  • Em geral, se o comprimento do ponto de erosão do eletrodo exceder as diretrizes na tabela a seguir, troque o eletrodo e o bico.
Corrente do eletrodo Substitua o comprimento do ponto de erosão 1 Descrição
< 130 A ≥ 1 mm (0,04 pol.) Em geral, no caso de eletrodos com menos de 130 A, substitua o eletrodo quando o comprimento do ponto de erosão for de 1 mm (0,04) ou superior.
≥ 130 A e < 220 A ≥ 1,25 mm (0,05 pol.) Em geral, no caso de eletrodos para correntes iguais ou maiores que 130 A e menores que 220 A, substitua o eletrodo quando o comprimento do ponto de erosão for de 1,25 mm (0,05 pol.) ou superior.
≥ 220 A ≥ 1,5 mm (0,06 pol.) Em geral, para eletrodos maiores ou iguais a 220 A, substitua o eletrodo quando a profundidade do fosso for igual ou superior a 1,5 mm (0,06 pol.).
1 Com base nos seus requisitos de qualidade de corte, pode ser necessário trocar seu eletrodo em um comprimento do ponto de erosão mais raso ou profundo que o mostrado nestas diretrizes.